
Através do intercâmbio, a aluna cursou as disciplinas de Direito Econômico, Finanças Públicas e Ciência Política. Além disso, ela teve a oportunidade de concluir alguns cursos, tais como Introdução ao Direito Português, Jornadas de Fiscalidade e Argumentação Jurídica.
Mariana relata que conheceu diversas culturas novas, tanto em Portugal, quanto nas viagens que fez durante esse período em Marrocos, onde visitou o Deserto do Saara, Amsterdam, Roma, Milão, Berlim, Bruxelas, Paris, Barcelona e Madrid.
Para participar do intercâmbio, a aluna passou por um processo de seleção interna na Dom Helder, por meio do Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI). O processo, criterioso e com várias etapas, aconteceu no ano de 2018. Uma das etapas avaliava a média acadêmica da estudante.
“Às vezes, durante o percurso acadêmico, a visão para o mercado de trabalho pode ficar distante e fazer com que o aluno se acomode durante o curso, mas manter-se sempre atualizado e com boas notas faz com que você esteja preparado quando oportunidades surgirem”, conta ela sobre manter a rotina de estudos.
Dentre os projetos realizados pela aluna em Portugal, ela teve a oportunidade de dar uma aula para os estudantes do 3º Ciclo de Ensino Secundário, equivalente ao nosso Ensino Médio, de uma escola portuguesa no Projeto Aulas sem Fronteiras a convite da Universidade do Porto.
“A experiência de intercâmbio foi um divisor de águas na minha vida, foram meses que me proporcionaram grande amadurecimento pessoal e profissional em uma fase de transição extremamente importante na qual me encontro, entre o 10° período e o mercado de trabalho”, conta.
Para participar dos intercâmbios promovidos pela Dom Helder é só ficar atento às páginas do CSI.