
Nessa edição, a proposição do filme ficou à cargo do projeto Disciplinas Transversais em Direitos Humanos e da Monitoria Acadêmica. O primeiro projeto capitaneado pela professora Mariza Rios e o segundo pelo professor Rogério Vieira, coordenador do Núcleo de Ensino Personalizado (NEP). Os temas escolhidos para serem retratados foram: direito penal, pena de morte, justiça e sociedade.
Como mote às discussões, os monitores apresentaram o filme A vida de David Gale, do diretor Alan Parker, e utilizaram o aplicativo Mentimeter, ferramenta que oferece feedback em tempo real às questões propostas a uma plateia.
O aplicativo recolhe as impressões e representações de grupos sobre temas em questão e as apresenta para o debate, oportunizando rapidez, praticidade e eficiência na abordagem das informações. Nesta edição do Direito e Cinema, por exemplo, tivemos mais de 250 inscritos, que responderam questões sobre a realidade carcerária no Brasil e nos Estados Unidos, país em que o longa-metragem foi filmado. As repostas da plateia foram apresentadas e as informações, pesquisadas antes pelos monitores, trabalhadas com o público presente. Ao final, a promotora de Justiça e professora da Dom Helder Andréa Bahury fez uma síntese dos trabalhos.
Como responsável pela coordenação da Monitoria Acadêmica quero agradecer a profa. Mariza pelo convite à parceria, agradecer a professora Danielle Ladeira pela apoio e envolvimento no trabalho e de maneira especial aos monitores e monitoras, que se empenharam sobremaneira na organização e na pesquisa dos temas, trabalho refletido no sucesso do evento. Demonstraram grande competência, comprometimento e responsabilidade.